Portal da Maturidade

Tudo sobre Maturidade, por Mariúza Pelloso Lima

Gerontologia Educacional

          Uma pedagogia específica para as pessoas na maturidade e velhice, que envolve novas formas de pensar, sentir e agir, rompendo com o entendimento da velhice como um estigma e de se pensar a pessoa na maturidade como um sujeito pleno de desejos e também sujeito de seu próprio destino.

          Voltando a estudar, o envelhescente tem chances de mudar o rumo de suas vidas, redimensioná-las e redirecionar suas ações para ter liberdade de escolhas, emergirem com novos pensamentos, novas maneiras de ser e estar no mundo.

          Olhar o envelhescente como aprendiz tem como maior objetivo ajudá-lo a ter uma cabeça bem-feita! E ser saudável e feliz, sendo capaz de sair da normose que atua no envelhecimento.

          Atuar com a gerontologia na terapia permite às pessoas na maturidade verem com novas perspectivas seu envelhecimento e reagirem no aqui agora, encontrando novos caminhos e possibilidades antes não aventadas.

Tratamento

          A terapia unida à gerontologia é indicada quando se iniciam as mudanças coporais, hormonais, que trazem dificuldade de aceitação, desajustes emocionais, desequilibrio na sexualidade, falhas na memória e medos do futuro. Quando os filhos começam a sair de casa, causando a síndrome do ninho vazio, onde muitas vezes aparece a depressão. Fase da aposentadoria sem preparo; a volta do companheiro(a) ao lar.

Atualmente são inúmeras novas necessidades que emergiram na maturidade e que trazem ansiedades e medos do envelhecimento. É fundamental saber o que é mito e o que é verdadeiro, para vivermos saudáveis, felizes e com autonomia. Para isso é importante aprender a envelhecer.

Envelhecemos conforme vivemos (Jack Messy)

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s