Portal da Maturidade

Tudo sobre Maturidade, por Mariúza Pelloso Lima

As reviravoltas da vida e a aceitação

Deixe um comentário

Aceitação_Maturidade          A vida, algumas vezes, assemelha-se a um rio correndo mansamente, com suas águas claras; outras vezes, com águas revoltas, escuras, com redemoinhos e obstáculos para serem transpostos, e, por mais que queiramos impedi-lo, ele flui. Dependendo de nossas atitudes, a vida-rio pode ficar estagnada por um tempo, mas começam a surgir infiltrações e a vida-água acha uma maneira de seguir seu curso.

          A vida caminha através das nossas escolhas frente a tudo que nos acontece, de bom ou ruim. Não é o fato em si que nos afoga, mas o que pensamos sobre ele, o que sentimos, como reagimos e nos postamos. Quando estamos felizes e em harmonia, será que nos lembramos de agradecer por essa paz?

          Quando estamos aflitos, no meio de um turbilhão, será que paramos para refletir o que temos de aprender com isso e mudamos rapidamente para não termos de viver com sofrimento?

          Na maturidade, temos mais facilidade para sermos nossos próprios observadores e aí, sermos capazes de aceitar aquilo que o curso da vida nos quer mostrar nesse momento, sem autopunição ou autopiedade

          Aceitar… porque nada é permanente. Tudo passa.

          E acolher a Nossa Vida! Vamos respeitá-la, sem grandes lamentos e enxergando que tudo o que acontece, acontece para melhor, se tivermos “bons olhos” para enxergar.

O livro de duas páginas

          Era uma vez um rei muito sábio e generoso. No seu reino, tudo era harmonia. Mas, um dia surgia uma doença nas plantações e ninguém conseguia resolver.

          O rei entrou em desespero. Convocou inúmeros sábios para ajudá-lo e ninguém conseguia eliminar as pragas da lavoura. Apareceu um eremita e entregou ao rei um livro e pediu que ele o lesse somente em dois momentos, pois o livro só tinha duas páginas.

          No 1º momento, quando tivesse muito aflito, triste. E no segundo momento, quando tivesse transbordando de alegria. O rei, no auge do seu desespero abriu o livro e leu a 1ª página. Estava escrito: “Isto passará”!

          E, de fato, depois de muitas tentativas, as doenças foram embora da plantação e voltou a reinar a paz por muitos anos. Um dia, seu filho querido se casou com uma princesa. A felicidade e a alegria estavam por toda a parte. O rei estava vivendo um período maravilhoso.

          Então, se lembrou do livro e das recomendações. Foi ler a 2ª página. Estava escrito: “Isto também passará”!

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s