Portal da Maturidade

Tudo sobre Maturidade, por Mariúza Pelloso Lima

Vovó moderna: independente, conectada e ativa no mercado!

2 Comentários

“Eu tenho tanto

 para lhe falar,

 mas com palavras não sei dizer,

como é grande o meu amor por voce, Maia…”    

Maia_Maturidade          Do início do século XX para cá, a expectativa de vida quase dobrou. As pessoas envelhecem mais tarde, o que aproxima as gerações. Os mais novos têm mais contato com os mais velhos.

          A revolução feminina, que inseriu a mulher no mercado de trabalho, entre outras coisas, também é responsável pela transformação do modelo de avó.

          Hoje a vovó além de trabalhar, estuda, tem vida ativa, é vaidosa, se cuida mais.

          Está mais sintonizada com os acontecimentos da vida dos netos, inclusive, está inserida no mesmo universo deles. Isso tráz uma intimidade maior entre eles.

          A avó de ontem tinha como atividades principais cozinhar para a família, ver tv por longos períodos, tricotar e mimar os netos. Atualmente, as avós têm como atividades principais trabalhar, passear com as amigas, praticar exercícios físicos, experimentar coisas novas e mimar os netos.

          Antes, faziam as coisas pelos netos. Hoje, fazem coisas com os netos.

          Anteriormente, mesmo bonita, já não cultivava mais a vaidade, prezando pelo conforto e praticidade. Agora é vaidosa, cuida do corpo e está sempre arrumada, dificilmente deixa os cabelos brancos.

          Não tinha tanto interesse pelas novidades e modernidades; o convívio com os netos era ao vivo, geralmente.     Atualmente é conectada, adora a internet e a usa a seu favor para ficar mais próxima de quem ama, trocando e-mails e mensagens com os netos, e vendo-os no skype.

          As avós de antigamente eram caseiras, dependentes. Aos 60 anos já estavam aposentadas. Atualmente são bem mais independentes, trabalhadoras, estudam.

          E, mais do que nunca, as avós atuais são inovadoras, porque estão recriando seu papel junto aos netos e à família.

          Não é tão fácil assim sair de um paradigma de avó para outro. Mudar as crenças e sair da comodidade exige esforço, novas aprendizagens. Mas, tratando-se de melhorar nosso relacionamento e diálogo com os netos, tudo passa a ser um desafio desejável.

          Minha primeira netinha nasceu dia 4 de junho, à noite, em Barcelona. É uma espanholinha e seu nome é Maia Pelloso Alvarez.

          Adoraria estar pertinho dela e dos seus pais no momento do nascimento. Não foi possível, mas estamos participamos ativamente de tudo até então, através das tecnologias da informática: WhatsApp e Skype. Com fotos, conversas e vídeos, estamos curtindo cada momento da vinda da Maia.

          É como se estivéssemos lá, rindo, chorando juntos de alegria e felicidades. Só não podemos ainda abraçar a todos.

          Incrível como a internet nos dá essa possibilidade de união, onde quer que se esteja, dividindo tanta felicidade.

          Os avós de hoje têm que compreender toda a complexidade da vida dos filhos, da realização dos sonhos e metas deles, e apoiá-los incondicionalmente. E aprender a ser uma avó amiga, dar amor de vó com muito açúcar mesmo longe ou pertinho dos netos.

          Minha bênção de avó para você Maia. Te amo.

Vovó Uza

Anúncios

2 pensamentos sobre “Vovó moderna: independente, conectada e ativa no mercado!

  1. QUERIDA VOVÓ MARIUZA , SÓ VC PARA EXPRESSAR COM TTA FIDELIDADE O QUE É SER AVÓ NOS DIAS DE HOJE… GRAÇAS AOS MEUS NETOS,HOJE TB ME UTILIZO DE UN INSTRAGAN,SKIPE,WHATSAPP…ETC,ETC, E AI SE NÃO MANIFESTO A MINHA CURIOSIDADE…MAS TB CONHEÇO TODOS OS PERSONAGENS DO BEN 10 ,TOY STORY , MAC STELL ,FORA JOGAR FUTEBOL E SER UMA ESPIÃ…AFINAL TENHO UMA ADOLESCENTE DE 14 E UM ESPERTINHO DE 4 !!!!!!MAS É O QUE DÁ SENTIDO A NOSSA VIDA E NOS COMPLETA .QUE LINDA É A MAIA (O NOME TAMBEM ). MTAS FELICIDADES A TODOS VCS E A ELA ESPECIALMENTE !
    COM TODOS OS RECURSOS DISPONIVEIS ,MESMO A DISTANCIA ,VC VAI CURTIR MTO A MAIA COM CERTEZA !
    GDE ABÇO ,MUITA SAUDADE DA SEMPRE AMIGA
    MARCIA

    • Márcia, suas opções para participar ativamente na vida dos netos foram excelentes!!! Parabéns por utilizar dessas ferramentas virtuais para ficar mais próxima do mundo deles. Eu também estou nesse caminho para ver todo dia o desenvolvimento da Maia. Obrigada pela participação. Um beijão.

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s