Portal da Maturidade

Tudo sobre Maturidade, por Mariúza Pelloso Lima

Viver no Agora!

3 Comentários

Agora_Maturidade          Há uns anos atrás , vi um vídeo do Roberto Shinyashiki, chamado Felicidade, que me fez refletir muito e ter coragem de ir em busca dos meus sonhos mais almejados. Ele iniciava com essa pergunta: O que você faria se soubesse que iria morrer amanhã?

          Nas entrevistas que fez, houve muitas respostas, como: “Ah, eu ficaria o dia todo com minha família”; “Eu diria para as pessoas o que realmente eu penso delas”; “Eu faria as pazes com meus pais pois não converso com eles há muito tempo”. “Eu perdoaria meu marido…”

          Ele nos pergunta: será que é preciso estar à beira da morte para fazermos coisas que realmente nos são importantes? Será que é preciso ver nosso ente querido entubado numa cama hospitalar para lhe dizer o quanto o ama?

          Geralmente vivemos no passado, lembrando de bons ou maus momentos, fervilhando nossa mente com situações que não têm como revivê-las ou mudá-las. Ou, pensando no futuro, fazendo inúmeros planos, querendo controlar tudo o que a vida poderá nos oferecer.

          Imaginar um futuro melhor nos traz esperança e uma antecipação de prazer. Imaginá-lo pior, nos traz ansiedade.

          E o presente? Como o vivemos?

          Construimos nossa vida no presente e temos de permitir que ele aconteça. O eterno presente é o espaço dentro do qual se desenvolve toda a nossa vida. A vida é agora. É tudo que existe.

“Nada existe fora do agora. O passado e o futuro não são tão reais quanto o presente? Afinal, o passado determina quem somos e de que forma agimos no presente. E os nossos objetivos futuros determinam as atitudes que tomamos no presente”.

Eckhart Tolle

          O que nos impede de viver o presente do jeito que queremos vivê-lo? Medo? Vergonha do que os outros dirão? Insegurança? Covardia? Impossibilidades criadas pelas nossas crenças? Orgulho ferido?

          Reflita agora: Se fossemos morrer amanhã, quem gostaríamos de abraçar? Para quais pessoas diríamos que as amamos? O que comeríamos de gostoso? Em que lugar gostaríamos de estar? O que faríamos para nos tornarmos mais felizes?

          A felicidade somos nós quem a construímos. Ela não vem pronta, embrulhadinha como presente.

          Cada um deve colocar seu tijolinho hoje, sem esperar que ninguém o faça por você. Sabemos que somos capazes disso.

          Como não vamos morrer amanhã, que tal fazermos tudo isso AGORA?

Anúncios

3 pensamentos sobre “Viver no Agora!

  1. Eu iria correndo fazer uma ecografía e ligaría pra vc e pra minha mãe! Porque eu não canso de dizer sempre que amo muito todo mundo… Hehehehe.
    Um beijão com saudades!

  2. Aprendi com meus pais, que para ser feliz basta estar de bem com o que a vida lhe concedeu, ter respeito e amor aos amigos e não carregar rancor daqueles que não o são. Portanto venho já há muito tempo construindo meu mundo feliz e sempre que posso, procuro dividí-lo com aqueles que mantenho relacionamento.

  3. Pingback: Projeto Acolhimento – Viver para ser feliz e ser feliz para viver! | Portal da Maturidade

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s