Portal da Maturidade

Tudo sobre Maturidade, por Mariúza Pelloso Lima

Projeto Cinevita – O mordomo da Casa Branca

Deixe um comentário

Mordomo_Maturidade

 

 

 

Apreciação do Filme O mordomo da Casa Branca

Direção Lee Daniels

         

 

          O filme conta a história do mordomo Cecil Gaines (Forest Witaker) que por sete mandatos presidenciais serviu fielmente à Casa Branca, entre 1957 a 1986.

          Negro, desde pequeno aprendeu a ser obediente aos patrões brancos, sofrendo muitas injustiças e abusos morais.

          Ele se tornou uma testemunha ocular da história dos Estados  Unidos e das negociações de bastidor do Salão Oval, em momentos que o movimento de direitos civis desabrocha na sociedade americana.

          Sua dedicação ao trabalho, sempre subserviente, o afastou  de sua esposa e criou muitos conflitos com seu filho mais velho, opositor ao sistema, e também não aceitava a passividade do pai diante dos maus tratos recebidos pelos negros.

          Até que na velhice, o mordomo rompeu seu silêncio e manifestou publicamente com o filho, sua posição e crenças frente ao problema racial. E resgatou seu direito de ser cidadão americano e o respeito pelo filho.

          Reflexões: O mordomo acompanhou silenciosamente a evolução das leis que diziam respeito ao problema racial, participando passivamente dessa construção histórica, até que rompeu com tudo que o aprisionava para que ele se sentisse respeitado como cidadão. Deu um basta! Acreditou que era possível mudar, e lutou para isso.

          Assim como o velho mordomo, será que não estamos aceitando tudo passivamente, deixando passar oportunidades para mudarmos a realidade brasileira, nos quesitos morais, sociais, econômicos e éticos? Será que não é hora de  batalharmos por melhores condições para nossas vidas na maturidade e velhice?

          Pelas nossas escolhas e ações construímos nossa história. Enquanto categoria MATURIDADE, se não lutarmos por nós, quem o fará?

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s