Portal da Maturidade

Tudo sobre Maturidade, por Mariúza Pelloso Lima

Maturidade e a quebra do espelho

9 Comentários

Espelho_Maturidade          Maturidade é uma fase de grandes mudanças físicas, hormonais, sexuais, emocionais e que podem implodir numa crise psicológica, a famosa quebra do espelho.

Nascemos, crescemos, e, em diferentes momentos da vida, passamos por rituais que nos apontam que já não somos crianças, somos adolescentes. Corpo e sensações diferentes, desequilíbrios emocionais, primeiras paixões. Quando olhamos no espelho, vemos na maioria das vezes, um corpo desengonçado, espinhas no rosto, mas sabemos que temos pela frente um bom tempo para que fiquemos com nossos corpos mais bem definidos, embelezados.

E chega a fase adulta, quando iniciamos nosso trabalho profissional, escolhemos parceiros amorosos, optamos por filhos, e passamos anos nesse vendaval para que a vida nos carrega. Muitas vezes, esquecemos de nós, das nossas necessidades, desejos, e seguimos o caminho da normose que a sociedade acha que é satisfatório, adequado para termos sucesso e “sermos felizes”.

De repente, olhamos no espelho e não nos reconhecemos. Quem é essa pessoa refletida aí, com cabelos esbranquiçados e sinais de rugas; um pouco desleixada, com uns quilinhos a mais? O que está fazendo na minha casa?

Os anos passaram muito rápido e nós nem notamos.

O espelho está refletindo nossa imagem, no início da maturidade. Essa quebra de espelho é dolorida, pois dilui a imagem interna que tínhamos de nós. Sabemos que daí para frente o nosso corpo e o nosso ritmo serão diferentes. E então, pode advir uma crise psicológica, onde não queremos aceitar o caminho inexorável do envelhecimento.

Essa quebra do espelho é um momento existencial muito importante para mudarmos nossas vidas e termos um reencontro com nós mesmos. Aprender a fazer novas escolhas, aquelas que realmente queremos, para saborearmos a vida como até então não fizemos. Correr menos atrás do sucesso, da pseudofelicidade e irmos em direção ao nosso autoconhecimento, aos novos sonhos e à nossa verdadeira felicidade.

Anúncios

9 pensamentos sobre “Maturidade e a quebra do espelho

  1. Acho que o momento em que eu comecei a sentir isso foi quando uma pessoa que estava me atendendo numa loja disse pra outra: Pega aquilo lá pra essa senhora… deu um frio na barriga porque eu sabia que ela não dizia isso por educação, mas sim porque é assim que o mundo me vê. Eu não tinha me “reconhecido” dessa maneira até esse momento. É uma mistura de confusão, negação, revolta e medo. É muito importante encontrar a paz nessa fase. E acho que mais importante ainda é permitir-se aproveitar ao máximo o que só essa etapa pode proporcionar. Os divertimentos conscientes, os diálogos sinceros e sem preconceitos, a ausência da preocupação por certos detalhes que já não fazem diferença… como é bom aproveitar cada minuto com coerência e serenidade. Pra isso devemos trabalhar a nossa cabeça dia a dia e tratar-nos com amor e respeito em cada fase da vida.
    Obrigada, Mariúza por fazer dessa tarefa um prazer imenso!!!

    • Lilian, minha norinha e amiga do coração, sempre há algo que pontua nossas mudanças. Muitas pessoas não percebem esses sinais e vão seguindo sem prestar atenção na vida. Levam o maior choque mais para a frente, quando sua imagem espelhada não corresponde à imagem interna de si. É um passo para a depressão porque vivemos no mundo da ditadura da beleza e jovialidade, e quem não pertencer a estes segmentos, e não tiver autoconfiança, autoestima, ficará por demais abalado na quebra do espelho. Obrigada pela participação e minhan gratidão por ter ajudado na construção desse site. Bjs

  2. Adorei querida Mariuza, me identifiquei em alguns aspectos… Bjo

  3. Que menina maravilhosa ! Parabéns a você por conseguir dar alívio e consolo para a ” melhor idade “. Você é uma pessoa especial e hoje se torna uma pessoa sem a qual não conseguirei continuar esta caminhada, com alguns espinhos, mas farta de alegrias e realizações. Vou compartilhar seu endereço para as minhas amigas porque somos todas ” velhinhas” que amam a vida e, se for por pouco tempo, que seja plena. Aceite um abraço de cinco voltas.

    • Sonia, é bom saber que a maturidade tem muitos ganhos e é o que pretendo realçar nos meus artigos. Infelizmente a grande maioria só conhece as perdas do envelhecimento. O próximo artigo que escreverei será dedicado a vc. Vais saber porque logo que ver o título. Bjs e até breve!

  4. Parabéns pelo brilhante e reflexivo texto! Artigos como estes nos possibilitarão o nosso reencontro em si mesmo e certamente cumprirá sua função social, pois nos fortalece em tempos de superficialidade. Desejo infinitos compartilhamentos e muito sucesso pela construção deste valioso site! Abraço!

  5. Mariuza, que maravilha poder compartilhar. Sinto falta das aulas que programavamos juntas. Nunca mais lhe vi ou tive notícias suas. Como vão os acontecimentos. Seu texto é digno de elogios e recomendações. Continue queria. Gosto de vc. Bjs, Zélia

  6. Parabéns Mariúza!!! Como já a conheço desde pequena,Sei do seu brilhantismo,pois foste mui estudiosa.Me lembro bem do seu estudo,aí em Campinas.E do nosso convívio,brncamos muito.Seu olhar me ensinou muito.Adorei seus textos.Modo claro e preciso.Continue,não deixe nossa peteca cair…Precisamos saber viver com claridade,isso vc nos mostra.Viva vc!!!!

  7. Querida Mariúza, adorei o seu escrito, fácil de ler de entender e com muita profundidade. bjs e abraços

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s