Portal da Maturidade

Tudo sobre Maturidade, por Mariúza Pelloso Lima

Pow-Wow – A arte de partilhar

1 comentário

Pow_Wow_Maturidade          Pow-Wow é uma tradição xamânica milenar onde grande parte dos grupos das Tribos de cada Nação se reuniam para uma celebração que servia como uma “injeção de ânimo” para o Povo.

          Essas reuniões reavivavam os talentos que nutriam o Povo com novas esperanças. Nos Pow-Wows velhos amigos voltavam a se encontrar e relatavam tudo o que havia acontecido desde o último encontro.

          Os homens se reuniam em círculo e partilhavam novos métodos de rastreamento, caça e pesca, enquanto as mulheres partilhavam novas técnicas de artesanato e tingimento de peles, trocando receitas de cozinha e de medicamentos.

          Os círculos de cura discutiam novos usos para as plantas, estudavam as necessidades do Povo e conversavam sobre suas visões e sonhos de magia.

          Todos tinham intensa participação nesses encontros, desde crianças, guerreiros, anciões, e se sentiam plenamente satisfeitos, reanimados pelo sentido de Unidade do Pow-Wow.

          Hoje em dia os Pow-Wows se fazem presente em nossa sociedade, mas de maneiras diferentes e o sentido deles também se alterou. Tudo se modifica com o passar do tempo.

          Vejamos como isso acontece nessa era da comunicação em rede. Nos grupos sociais que se formam no facebook, cada um procura pessoas afins e que têm a mesma direção filosófica, espiritual, social. Um reforça o outro nas suas crenças, valores, estimulando-o a ter mais coragem, fé, mas também a ter inveja, superficialidade, fofocas.

          Perdeu-se o verdadeiro intento do Pow-Wow!

          Se pudermos recuperá-lo, eu sugeriria que os encontros fossem menos on-line e mais presenciais e que sejam encontros de energia, talentos e de pessoas da mesma mentalidade como nos tempos antigos.

          Na maturidade temos muitas chances do Pow-Wow: encontros de amigos de colégio, onde nos abraçamos, partilharmos o melhor de nós! Formarmos pequenos grupos para pescar, trocar talentos nos bordados; nos jogos de salão, para estimular a memória; nos bailes, para alegrar-nos e sentir o amor no ar! Formar grupos de leituras e de filmes para manter a compreensão do mundo atual e tomar um cafezinho, bater um papo prazeroso. Nos almoços familiares, com os filhos e netos, criar oportunidades para ouvi-los e abraçá-los.

          Quando nos juntamos para partilhar novas descobertas e informações, com o coração aberto para receber e doar, podemos reforçar nossa capacidade de viver em harmonia com o nosso planeta, eliminando invejas, fofocas.

          Cada “peregrino” que participa de um Pow-Wow volta para casa com idéias novas e diferentes sobre como reconectar-se com a VIDA.

          Os tambores já estão batendo, assinalando um Pow-Wow!!! Você está sendo chamado para se juntar a outros que pensam como você, para abrir espaço de renovação em algum aspecto de sua vida. Vamos?!

Anúncios

Um pensamento sobre “Pow-Wow – A arte de partilhar

  1. Oi querida amiga como sempre nos presenteando com sua sabedoria, parabens, muita luz e alegria em todos os seus trabalhos. Muita obrigada por ser minha amiga do. coraçao.
    Nao esqueça de mim qdo. tiver cursos, palestras ou qualquer evento que eu possa participar. Amo vc. Deus te abençoe , bjs com carinho.

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s