Portal da Maturidade

Tudo sobre Maturidade, por Mariúza Pelloso Lima

Minha passeata – Meu tributo à educação

3 Comentários

          Em vista dos últimos acontecimentos políticos-sociais nas nossas cidades, com o intuito de manifestar o descontentamento do povo brasileiro, trago algumas palavras de reflexão sobre a importância de investimento em uma educação de qualidade para todos.

“O homem existe no tempo. Está dentro. Está fora. Herda. Incorpora. Modifica. Temporaliza-se”. (Freire, 1980,41)

“O que importa, realmente, ao ajudar-se o homem é ajudá-lo a ajudar-se. É fazê-lo agente de sua própria recuperação. É pô-lo numa postura conscientemente crítica diante de seus problemas … Isto deve ser feito por uma educação corajosa, que propõe ao homem a reflexão sobre si mesmo, sobre seu tempo, sobre suas responsabilidades”. (Freire, 1980, 59)

Educacao_Maturidade

A educação surge como algo indispensável frente aos múltiplos desafios do futuro, para a construção de ideais da paz, de solidariedade, resgatar a ética e a justiça. É um caminho que conduz a um desenvolvimento mais harmonioso para todos os cidadãos, independente da etnia, da classe social, que permite recuar a pobreza, a exclusão social, as incompreensões, as opressões, a desonestidade, a corrupção.

Educar sim por uma “cabeça-bem feita”, que ajude o educando a analisar os saberes que aprende, utilizá-los inteligentemente no seu dia a dia, nas suas decisões; que o auxilie a desenvolver a capacidade de discernir, saber quando é certo e quando é errado, quando é honesto e quando lesa, prejudica o outro; a despertar sua curiosidade intelectual para encontrar soluções mais saudáveis e adequadas para seus problemas.

E não educar simplesmente por uma “cabeça-cheia” de informações, sem desenvolvimento de habilidades e competências que lhe permitiriam ser um autor, figurante e não um mero espectador da sua inserção no mundo.

Não é somente ter mais escolas, mas qualificar e prestigiar o professor para que ele invista em si, amplie sua capacidade de verdadeiramente educar, leia e estude mais, sinta-se mais responsável por ter escolhido essa profissão, não em caráter sacrifical pelo baixo salário e desprestígio que a proposta política brasileira propõe e assume, mas pela grandeza de poder usar a educação como uma ferramenta para mudar as pessoas e o mundo para melhor. E lutar para recuperar dignamente o seu valor social, seu prestígio , e também, para recuperar o seu salário.

A verdadeira educação é criar, recriar e ajudar as pessoas a participarem do seu tempo, da sua história, decidindo, escolhendo, atuando não somente em seu benefício, mas também para o bem-comum.

Nesse novo milênio é necessário reeducar-nos, devido à incapacidade da humanidade tornar-se humana. Como bem o diz Edgar Morim, filósofo e educador contemporâneo, a educação deve “buscar a hominização”, que é o desenvolvimento das potencialidades psíquicas, éticas, culturais, sociais e espirituais.

Como não estou podendo caminhar momentaneamente, segue minha passeata, alicerçada em uma carreira de educadora há 44 anos, ativa, sempre confiante na ação de uma educação transformadora e para todos.

Anúncios

3 pensamentos sobre “Minha passeata – Meu tributo à educação

  1. Sinto orgulho por você ser como é. Absurdamente maravilhosa. Vou compartilhar este texto para minhas amigas saberem que ainda há uma esperança para a educação. Com palavras doces, você atinge o objetivo final : a crença de que o amor, aliado à educação pode transformar o mundo.

  2. Adorei o texto. Também estou a 46 anos como educadora e me sinto fortalecida diante dessas manifestações da nossa sociedade, de forma consciente da insatisfação do povo brasileiro, principalmente contra esse sistema educacional que mais deseduca os jovens, de um modo geral.

  3. Obrigada pelos incentivos. Não podemos mais aceitar qualquer educação e temos de continuar acreditando na força e ética que dela provém se soubermos qualificá-la, dignificá-la. Vamos lutar pelo nosso ideal!

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s