Portal da Maturidade

Tudo sobre Maturidade, por Mariúza Pelloso Lima

Projeto Acolhimento – Processo de Curatela

Deixe um comentário

          O assunto abordado nas duas últimas reuniões foi quando se deve entrar no processo de curatela. Conversando com os participantes sobre as dificuldades que vão se agravando nos entes cuidados, principalmente quando já não conseguem assinar, e tampouco responderem por seus atos conscientemente, é necessário uma interdição e judicialmente eleger um curador , que será uma pessoa encarregada, por lei, da administração dos bens ou interesses da pessoa interditada.

          Os participantes mostraram através de suas vivências, a dificuldade em fazer a curatela, por fatores emocionais. Interditar marido, esposa, pai, mãe, é uma decisão que a família deve apoiar e não criticar, fazer comentários maldosos. É desgastante para a pessoa que encabeça o processo porque geralmente está muito ligada a quem vai ser interditado.

          Cabe a família se reunir e ver o momento propício para isso, analisando, ponderando a situação. E , de preferência, não deixar de assessorar e apoiar o curador.

          Muitas pessoas não sabem como proceder e não pedem ajuda, nem aos filhos. Esses, por sua vez, não percebem como as coisas estão piorando e não ficam tão presentes para auxiliar.

          Quando há no lar alguém que necessita cuidados especiais, todos devem dar atenção ao cuidador, ouvi-lo, procurar enxergar as mudanças que estão ocorrendo, pois cada dia acontece algo diferente. E, infelizmente, em doenças degenerativas, os comportamentos se agravam continuamente. Não se pode ignorar essa realidade.

          Comentamos um texto que explica corretamente como agir quando um parente não responde por seus atos. Foi uma excelente colaboração para o grupo.

          Ser curador também é um ato de amor e de zelo por aquele que um dia cuidou de nós.

Foto1_Maturidade

          E o Projeto Acolhimento continua toda quinta-feira às 14h

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s