Portal da Maturidade

Tudo sobre Maturidade, por Mariúza Pelloso Lima

Ancestralidade – Como ela se manifesta? Como ela age em nossas vidas?

4 Comentários

Ancestralidade_Maturidade          Participar do estudo sobre ancestralidade nos dias 20 e 21 de fevereiro desse ano, e conhecer o olhar da Psicologia Transpessoal sobre esse assunto, enriqueceu muito a minha vida e meu trabalho terapêutico.

          Há tempos estava motivada e interessada em conhecer  a influência dos nossos antepassados sobre nós. E finalmente, chegou a oportunidade e pude usufruí-la plenamente.

          Ter chance de olhar a nossa história cultural, racial, biológica, e redirecioná-la, nos ajuda no processo de transformação da nossa vivência no presente.

          Ancestralidade é tudo o que nos antecedeu, que está no passado, nossos antepassados.

          Biológica e geneticamente, a nossa sobrevivência física se deve aos fatores saudáveis que permitiram a descendência familiar. Isso não exclui estar vivendo atualmente, dificuldades, desafios, sofrimentos intensos em muitas situações na vida e que podem ter raízes na ancestralidade, por meio de repetições de padrões de comportamentos.

          A nossa existência física no dia de hoje só foi possível graças aos esforços destas pessoas que nos antecederam em nossa linhagem biológica, mesmo que nesse percurso, tiveram inúmeras ações equivocadas, inadequadas.

          Com técnicas e dinâmicas transpessoais é possível conhecer nossa ancestralidade e isso nos traz  consciência do padrão que estamos privilegiando, ou seja, que energia dos antepassados estamos alimentando em nossa vida presente. Muitas vezes, é necessário desativar algumas dessas forças dos nossos ancestrais.

          Temos, portanto, um grande legado de ancestralidade que de certa forma nos influencia em sermos quem somos, e a escolha que fazemos; padrões que utilizamos que dificultam nossa vida, nossos relacionamentos , nossa atuação profissional. Escolhas estas que irão da mesma forma exercer influência em nossos descendentes, por algumas gerações.

          Daí a importância de conhecer nossa ancestralidade: que qualidades nossos antepassados nos legaram? que hábitos? quais as doenças que persistem em nossas famílias? Por exemplo, se temos imigrantes europeus na nossa linhagem, de que país vieram? quais eram os seus costumes e se ainda existem ma sua atual família? se vieram refugiados, na pós-guerra? o medo ou a ousadia que trouxeram de tudo isso, terão influência em nós e nos nossos descendentes.

          Segundo a Abordagem Integrativa Transpessoal há vários tipos de ancestrais que nos influenciam:

Genéticos, biológicos

Espirituais

De indivíduos adotados

Étnicos ou raciais

Históricos

Míticos

Cósmicos e planetários

          A Psicologia Transpessoal, nos aponta que estamos em constante metamorfose, e que a energia é atemporal na ancestralidade: através de mim, da minha atuação e abertura para a ancestralidade, conhecendo-a, trabalhando com ela, para eliminar alguns padrões, ou fortalecer outras qualidades, curamos os nossos descendentes e os antecedentes. Daí a importância da terapia transpessoal com a ancestralidade, quando se faz necessário.

          Pelo estudo da ancestralidade, e conhecendo melhor nossos antepassados, aprendemos que nós temos de reverenciar a vida recebida, honrando nossos antepassados e a importância de se trabalhar na transformação do que foi disfuncional, para que nossos descendentes tenham um legado melhor.

          E na Terapia Transpessoal temos possibilidades de ajudar nesse processo de cura.

Anúncios

4 pensamentos sobre “Ancestralidade – Como ela se manifesta? Como ela age em nossas vidas?

  1. Amiga, muito esclarecedor o conteúdo de seu texto. Ele me fez refletir sobre muitos acontecimentos na vida de minha família e não imaginava que a ancestralidade pudesse exercer tamanha influência na nossa vida.

  2. Jurlei, você realmente soube superar essa doença com muita coragem e otimismo. Curou-se. Convivendo com vc, percebo a sua alegria em viver bem, a ânsia de querer aprender, principalmente, a vontade de evoluir espiritualmente.Te admiro muito. Bjs.

  3. Jurlei, como é importante esses novos conhecimentos para podermos modificar muitas situações da nossa vida, evitarmos padrões repetitivos de comportamentos e buscarmos novas soluções. Obrigada pelo compartilhamento. Bjs

  4. Li, gostei e estou refletindo.

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s