Portal da Maturidade

Tudo sobre Maturidade, por Mariúza Pelloso Lima

Cuidando da pessoa com Alzheimer – Aprenda!

1 comentário

“Se você aproveitar o tempo a fim de melhorar-se, o tempo aproveitará você para realizar maravilhas.”

André Luis

Voluntariado_Maturidade          O trabalho voluntário é uma doação pessoal de seus talentos, habilidades, ou outros tipos de serviços que se fazem em prol de pessoas que naquele momento necessitam de ajuda, ou para Ongs, instituições filantrópicas.

          É seguir um chamado interno para servir e fazer-se útil para o universo. É uma colaboração onde predominam o amor, a solidariedade, a compaixão.

          Ao servir, com simplicidade e humildade, acabamos percebendo que o voluntariado é uma troca de aprendizagens muito significativas, porque ao doar nosso tempo, nosso trabalho, recebemos muito mais do que estamos doando.

          Na maturidade, muitos de nós já se aposentaram, diminuiram o ritmo de suas atividades, e aí surge um tempinho que poderá ser bem empregado em um trabalho voluntário. Basta abrirmos bem os olhos e veremos, por vezes, pertinho de nós, pessoas que gostariam de ser “cuidadas” nesse momento da vida.

          “Cuidar é mais do que um ato; é uma atitude. Portanto, abrange mais que um momento de atenção. Representa uma atitude de ocupação, de responsabilização e de envolvimento afetivo com o outro”. ( Leonardo Boff)

          Caracteriza o voluntariado o comprometimento com o outro para que ele também tenha oportunidades de vencer, de ser feliz, de reorganizar-se, de aprender, de nos ensinar. É o nosso lado bom, humano, espiritual, atuando a favor do outro e vice-versa.

          Nesses dias, tomando um pouco de sol na pracinha do prédio onde moro, encontrei-me com amigos antigos. Alguns são cuidadores de seus parceiros. Refleti um pouco sobre tudo o que me foi dado nessa vida, minha escolha em peregrinar, e concluí que está na hora de caminhar novamente, de vivenciar troca de saberes, troca de afetos e ser solidária com a dor do outro. Com o coração aberto e tendo inúmeras idéias, organizei o Projeto Acolhimento, porque será assim que pretendo desenvolvê-lo, com muito acolhimento, para com as pessoas que dele participarão.

         Apresento-lhes, então, este projeto, para que ele desde já ganhe forças e vida.

PROJETO ACOLHIMENTO

Projeto_acolhimento_Maturidade

Esse projeto visa auxiliar os cuidadores (esposas, filhos, etc..) de pessoas com Mal de Alzheimer ou de pessoas que exijam cuidados especiais, dando-lhes apoio emocional, psicológico, além de levar conhecimentos sobre estimulações para retardar a perda da memória e garantir uma comunicação amorosa com o ente querido.

          É um trabalho voluntário, voltado para os moradores do Condomínio Residencial da Vila Yara, em Osasco e qualquer outra pessoa interessada. A 1ª reunião será realizada no dia 08/08/2013 , quinta-feira, das 14h às 15h, no Salão de Festas do condomínio.

          Para maiores esclarecimentos ou agendar sua participação gratuita, é só entrar em contato:

Mariúza Pelloso Lima

Gerontóloga, Terapeuta Antroposófica e Transpessoal

tel: (011)99603-7651

email: portaldamaturidade@gmail.com

Sejam bem-vindos! Vamos exercitar nosso amor e solidariedade!!!

Anúncios

Um pensamento sobre “Cuidando da pessoa com Alzheimer – Aprenda!

  1. O projeto Acolhimento iniciou hoje, dia 8/08/2013 com 10 pessoas participando. Ouvimos relatos emocionantes de como as pessoas enfrentaram sua dores, sua ansiedade, sua angústia frente a situações irreversíveis de danos na saúde. E como tratam seus entes queridos para que a ameaça de interná-los fique o mais longe possível. Terminamos com muita vontade de viver bem, amadas e amando, e com um delicioso bolo cuca de banana, oferecido por um dos participantes. E o projeto continua…toda quinta…das 14h às 15h no mesmo local. E permanece aberto a quem quiser compartilhá-lo. Até breve!

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s